Resenha: A Rainha do Ar e das Sombras - O Único e Eterno Rei Vol. 2 | Iradex

Resenha: A Rainha do Ar e das Sombras - O Único e Eterno Rei Vol. 2

O segundo volume da série O Único e Eterno Rei, A Rainha do Ar e das Sombras, foi relançado no Brasil, dessa vez pelo selo de fantasia da Editora LaFonte, o Hamelin. O livro é a continuação do A Espada na Pedra (já falamos dele aqui) e acompanha outro momento da vida do Rei Arthur. Ele é escrito por T.H. White, apontado por muitos como o pai da literatura fantástica, tendo influenciado vários escritores até hoje.

+ Confira review do A Espada na Pedra

Se em A Espada na Pedra somos apresentados à infância do Rei Arthur, dessa vez já nos deparamos com um Arthur crescido e a ponto de entrar em guerra. Dar-se início da fase de Arthur enquanto Rei, deixando claro que muito está por vir. Outro fator interessante é mostrar o nascimento de Mordred, personagem fundamental dentro das crônicas arturianas; ele está ligado ao fim da vida do Rei.

O tamanho do livro engana. Apesar das poucas páginas, T.H. White consegue contemplar tudo o que precisava para esse momento da vida de Arthur. Tudo é contado a partir de três núcleos, deixando o livro extremamente dinâmico. Além da ótica que acompanha Arthur, suas lamúrias, indecisões e maravilhosas conversas com Merlin, temos um núcleo próprio para a Rainha Morgause e seus filhos cuja noção de bem e mal simplesmente não existem. O outro núcleo já é mais interligado com o de Arthur, quando o mesmo começa a avançar para a guerra e para a caça da Besta Gigante. Em um dado momento os três pontos se entrelaçam e o livro ganha o seu melhor momento de ritmo.

A Rainha do Ar e das Sombras - O Único e Eterno Rei Vol. 2

Leitura simples. Leitura fácil. Tudo por conta da escrita sempre bem medida de T.H. White. Mesmo ainda preferindo o primeiro, A Espada na Pedra, esse A Rainha do Ar e das Sombras poderá agradar aqueles que gostam de ir direto ao ponto principal das histórias. Entretanto, é deveras importante ter lido o primeiro, pois o segundo volume se porta claramente como um elo de ligação ao que fomos apresentados e ao que está por vir.

+ Compre o livro A Rainha do Ar e das Sombras

Quero continuar a ler a série O Único e Eterno Rei e estou bem ansioso para o próximo livro, O Cavaleiro Imperfeito, ainda não lançado no Brasil. Esse volume acompanhará Lancelot e apresentará seu treinamento até chegar a ser um dos cavaleiros, por mais que errante, da corte de Arthur. Para mim, essa fase contém as melhores histórias dentro do universo das crônicas arturianas.