Cine Holliúdy: Uma resenha rápida sobre o filme | Iradex

Cine Holliúdy: Uma resenha rápida sobre o filme

Texto por: Lívia Lopes

Chega aos cinemas o filme Cine Holliúdy. Direção e roteiro de Halder Gomes e protagonizado por Edmilson Filho (o Francisglaydson). A origem do longa vem do curta homônimo, adicionando-se apenas o subtítulo O Astista Contra o Caba do Mal, que fora rodado em 2004/2005.

Sinopse oficial:

No interior cearense, em meados dos anos 1970, Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um pequeno exibidor que luta para manter sua sala aberta, a despeito da chegada das TVs. Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba, onde encontra uma plateia deveras pitoresca para seus filmes. Exaltanto o "cearês" e  relembrando costumes típicos do estado, Cine Holliúdy volta para a década de 1970 e mostra o surgimento da TV nas cidadezinhas do interior, enquanto aborda a luta de Francisgleydisson (olha o nome da pessoa!), interpretado por Edmilson Filho, para montar um cinema na cidade e ter o prazer de exibir filmes, enquanto ganha um dinheirinho para sustentar a esposa e o filho.

Um filme que se encaixa perfeitamente no já conhecido ótimo clichê da Sessão da Tarde: altas confusões, muitas aventuras e uma galera que se diverte pra valer, mas que ao mesmo tempo consegue ser diferente daquilo ao qual estamos acostumados a assistir. Sob direção de Halder Gomes, Cine Holliúdy é um filme para aqueles que têm sonhos e são apaixonado por cinema.

Quem cresceu no interior jogando bola ou se escondendo da mãe pra brincar mais um pouco e fugir das obrigações da escola, vai ter um motivo a mais para dar risada. Nas palavras do próprio diretor, Cine Holliúdy é "uma homenagem ao cinema, à música e ao Bruce Lee". Um longa que cumpre com excelência o seu papel: divertir o público. E tem coisa melhor? Em tempos de produções caríssimas e grandiosas, Cine Holliúdy sai do Ceará cheio de simplicidade e nos lembra, em 90 minutos, que sempre vale a pena lutar por um sonho e reconhecer o valor das pessoas que nos incentivam a realizá-los. Um filme para o Ceará, para o Brasil e, por que não, para o mundo!