Game of Thrones: 10 curiosidades sobre a série e o autor dos livros | Iradex

Game of Thrones: 10 curiosidades sobre a série e o autor dos livros

Começou a terceira temporada de Guerra dos Tronos, a série originada a partir da obra literária As Crônicas de Gelo e Fogo. Agora saiba algumas curiosidades sobre a produção da série, sobre a marca Game of Thrones e sobre o autor desse universo literalmente fantástico.

01-guerra-dos-tronos

1) O primeiro episódio da série Game of Thrones foi filmado duas vezes. Dentre os atores que fizeram parte do elenco original, mas que ficaram de fora da versão final, estão Tamzin Merchant (substituída como Daenerys Targaryen por Emilia Clarke) e Jennifer Ehle, cuja personagem Catelyn Stark passou para Michelle Fairley.

 

02-guerra-dos-tronos

2) Peter Dinklage, o Tyrion Lannister, já ganhou várias votações como melhor ator e seu personagem é um dos mais queridos. Ele foi a primeira escolha de George RR Martin e dos produtores. Não houve audições para o papel. Dinklage já era amigo de Lena Headey e a indicou para o papel de Cersei Lannister.

 

03-guerra-dos-tronos

3) A HBO contratou o línguista David J. Peterson, da Language Creation Society, para desenvolver a língua dothraki para ser usada na série. Em outubro de 2010, existiam mais de 2500 palavras no léxico da língua, em 2013 esse número já ultrapassou 3500 palavras. Existe uma crescente comunidade de adeptos do idioma, com sites que oferecem informações e cursos online.

 

04-guerra-dos-tronos

4) O elenco da série foi instruído a não ler os livros para que o futuro dos personagens não interfira em suas atuações. Inclusive, a mãe de Maise Williams (Arya Stark) não a deixou ler os livros, pois os julga demasiado adulto para sua idade.

 

05-guerra-dos-tronos

5) A maior parte das cenas da série foram feitas em Belfast, na Irlanda do Norte (à direita). O governo do país subsidiou as filmagens das duas temporadas com investimentos superiores a 6.5 milhões de libras. Algumas cenas também foram feitas em Malta e Croácia e todas as cenas da Muralha e ao norte desta foram feitas na Islândia (à esquerda). O sucesso da série resultou em aumento no turismo da Irlanda. Outra produção televisiva recente também firmou locações lá, trata-se da série Vikings, produzida pelo History Channel.

 

06-guerra-dos-tronos

6) O designer que criou os ovos de dragão os deu de presente a George RR Martin em seu casamento, em 2011. Martin casou após um relacionamento de quase trinta anos. Não houve mortes nesse casamento.

 

07-guerra-dos-tronos

7) George Raymond Richard Martin é o nome completo do autor. Ele nasceu no dia 20 de setembro de 1948, em Bayonne, Nova Jérsei, Estados Unidos. Além dos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, escreveu A Morte da Luz (1977), Windhaven (1981), Fevre Dream (1982), The Armageddon Rag (1983), foi editor de Wild Cards (lançados entre 1987 e 2006), e escreveu o livro infantil The Ice Dragon em 1980.

 

08-guerra-dos-tronos

8) Em várias entrevistas, Martin declara que suas maiores inspirações são Isaac Asimov, HP Lovecraft, Tad Williams e JRR Tolkien. Sua obra é comparada com a desse último, autor de O Senhor dos Anéis. Os fãs começam a se posicionar ao exemplo da rixa Star Trek e Star Wars. Martin já deixou claro que não incentiva isso.

 

09-guerra-dos-tronos

9) As Crônicas de Gelo e Fogo virou uma marca licenciada. Isso gerou diversos produtos inspirados no universo criado por Martin. Jogos de videogame, jogos de tabuleiro (vários!), histórias em quadrinhos, action figures, réplica das armas, camisetas, canecas e até um trono de ferro em tamanho real.

 

10-guerra-dos-tronos

10) George RR Martin sofre de problemas cardíacos e já foi hospitalizado algumas vezes. Sendo assim, ele já revelou aos produtores David Benioff e D.B. Weiss como pretende terminar a série, caso morra antes que ela termine.