Overdose Homeopática | Amostra Grátis de HQ | Iradex

Overdose Homeopática | Amostra Grátis de HQ

Aos-cuidados-de-rafaelaComo é bom ler um quadrinho que, quando você fecha a última página, você solta aquele palavrão contendo todo o gosto bom que foi aquela leitura. A HQ que mais me fez sentir esse momento de alegria plena recentemente foi Aos Cuidados de Rafaela, roteirizada por Marcelo Saravá, com desenhos de Marco Oliveira, e lançada no Brasil pela Zarabatana Books. Como falei na minha microrresenha que postei no Instagram, " essa graphic novel é um soco no estômago da moral brasileira e mostra um drama sem escrúpulos e sem amores próprios. HQ de fôlego, com personagens odiosos, é recomendada para quem curte uma boa narrativa".

Adquiri a HQ no último Festival Internacional de Quadrinhos, FIQ, em novembro de 2015, e só tive a oportunidade de ler recentemente (março de 2016). Acontece que li, como o linguajar popular diz, "de uma sentada". Eu não conseguia parar de virar as páginas e ler mais sobre a história que envolve Nico, Dona Aurélia, Cabral e a tal da Rafaela. A HQ é uma trama típica de Nelson Rodrigues, se ele tivesse feito quadrinhos. Mostra o que há de pior e mais condenável entre quatro paredes, com reviravoltas interessantes.

Mas não viemos aqui para falar de Aos Cuidados de Rafaela (pelo menos não somente). Eu já conhecia o trabalho do quadrinista Marco Oliveira antes dessa graphic novel por causa da sua . Com um humor muitas vezes muito errado, situações nonsense e muitas piadas escatológicas (muitas, mas MUITAS piadas sobre cu), a série é até bem longeva, foi criada em 2009 e até hoje é atualizada. Foi premiada em 2013 com o Troféu HQMix de Melhor Webtira.

overdose homeopatica respeito Overdose Homeopática

O que eu mais gosto no trabalho do Marco Oliveira é a sua capacidade de dizer muito com pouco, além do uso econômico e inteligente das cores chapadas ressaltando o preto e branco de grande parte das minitramas, ou mesmo quando a história é somente em P&B. O quadrinista é um narrador visual de mão cheia.

overdose homeopatica barato (1) overdose homeopatica barato (2)

Aos Cuidados de Rafaela é a primeira graphic novel desenhada por Marco Oliveira, mas antes o autor já havia publicado histórias curtas na coletânea Mute, somente com tramas sem balões de fala e com altas doses de experimentalismo, torcendo e retorcendo a linguagem dos quadrinhos para criar pequenas histórias em que o leitor é convidado a viajar. Para saber mais sobre Mute, há uma entrevista excelente no site Vitralizado sobre a publicação. Por sinal, tem muita gente boa fazendo quadrinho experimental na Internet, retornarei em breve aqui no Amostra Grátis de HQ para trazer outros produtores desse tipo de material.

Mute - Marco Oliveira

O autor chegou até mesmo a adaptar para animação uma das tiras. Infelizmente, essa foi a única. Espero ver outras adaptadas no futuro, custa nada sonhar.

Vale lembrar 1: a própria série do Overdose Homeopática já foi compilada em uma publicação, com prefácio do excelente André Dahmer, que pode ser adquirida no site do autor.

overdose homeopatica apollo 11 overdose homeopatica deus

Vale lembrar 2: dá pra ler as primeiras páginas de Aos Cuidados de Rafaela, graphic novel de Marcelo Saravá e Marco Oliveira, lá no site do Overdose Homeopática. Fica a dica.

Para conhecer mais o autor

É isso, mais uma semana de Amostra Grátis de HQ garantida. Se vocês curtiram, deem uma olhada nos outros outros textos da coluna aqui no link. Até a semana que vem, gente!