vitrine-033

Multiverso Steampunk: Bioshock, Leviatã e vários filmes | Iradex 33

O primeiro vlog do ano chegou. Aêê! Começamos 2013 bem com um Multiverso Steampunk. Você conhece esse estilo de vida? Sabe como evolui a sociedade steampunk? Já jogou algum game ou assistiu a algum filme? Se sua resposta foi não para alguma dessas perguntas assista ao Iradex e saiba do que se trata. Para o programa, Carlos Tourinho e Raphael PH Santos comentaram o game Bioshock, o livro Leviatã e vários filmes.

Links importantes

Equipe

  • Muito bom o video mas não encontraram nenhum filme steampunk? O filme do Fullmetal alchemist poderia ter entrado nessa parte (não que seja la tão steampunk, ja que o foco do anime/filme é a alquimia deixando o steampunk apenas como plano de fundo), tambem temos outra animação o Steamboy, que é totalmente steampunk. Gostaria de deixar um pedido ah vocês, ja que começaram a falar de steampunk por que não fazem um de cyberpunk (que na minha opinião é mais legal) para fechar o pacote ? ^^

    • PH Santos

      Cara, Daniel, quis guardar desses pra falar de anime e, sinceramente, não tinha a certeza se o Fullmetal era steampunk, pois as vezes me pareceu um pouco cyberpunk.

      Sim, lógico que teremos o de cyber. 😀 E vai ser fantástico, pois é o estilo que mais curto!

  • Ótimo ver o programa de novo. Sobre o tema… se houvesse a categoria RPG, Castelo Falkenstein seria a opção obvia.

    “NÃO! É RÚIM!!”

    Os outros citados representam bem suas categorias.
    No mais é só. Não pára, PH!

    • PH Santos

      Obrigado Xikowisk. 🙂 NÃO, É RUIM!

  • Bom episódio, PH.

    Mas steampunk, acredito eu, é um movimento estético que passa por várias artes (literatura, quadrinhos, cinema etc). A premissa é baseada nas tecnologias movidas a vapor, que começaram a se popularizar na virada do século XIX para o século XX (com as locomotivas e barcos a vapor). Por isso é comum as histórias desse estilo se passarem na Era Vitoriana ou na época de ouro dos faroestes americanos. Existem ainda variações como o Dieselpunk, que parte de tecnologia movida a Diesel, normalmente situando história no período entre as guerras mundiais. Rocketeer se enquadraria melhor aí. Já o Cyberpunk, que deu origem ao steampunk, tem a ver com distopias futuristas (mas algumas pessoas discordam disso).

    O melhor exemplo de cinema steampunk, na minha opinião fecal (hehe), seria, além De Volta para o Futuro III, o divertido As Loucas Aventuras de Wild West. Não acho que Sucker Punch se enquadra aí (apesar de ter um segmento nesse estilo, que é a grande brincadeira do Zack Snyder ao homenagear vários gêneros no seu filme).

    • PH Santos

      Muito massa sua análise, Zé. Muito mesmo!

  • Paulo Torres (@PJ_Spoonman)

    Ótimo Vídeo!! Adoro o Estilo Steampunk! Não conhecia o livro e já adicionei ele na minha lista! =D
    Parabéns!!
    “Não me mate. vá jogar bioShock!” Essa foi boa! hauahuauhuhuahauh!

  • fala ph! bem legal o video (como sempre). Eu e uns amigos temos um videocast também, bem aos moldes do iradex.
    Quiser dar uma olhada – http://youtu.be/MBu2wFNsJoo

    Nós somos de Natal-RN e temos o site neo8its.com