Caça aos Fatos: A Luta do Século | Iradex

Caça aos Fatos: A Luta do Século

Ali x Foreman / Tyson x Holyfield / Mayweather x Pacquiao / Balboa x Creed.

Grandes rivalidades do Boxe deixadas na lona pela disputa que acontece há mais de vinte anos por quem tem a mão mais pesada e a língua mais afiada do Nordeste em:

A Luta do Século – Luciano “Todo Duro” Torres vs Reginaldo “Holyfield” Andrade

De um lado do ringue, o ex-jardineiro pernambucano que se tornou campeão no boxe brasileiro dos anos 90 lutando contra miséria, analfabetismo e preconceito. Apresentando estilo provocador e três vitórias no confronto: Luciano “Todo Duro”.

No outro corner, o ex-estivador baiano que conseguiu, através do físico atlético, alcançar o sucesso no boxe profissional e ajudar a numerosa família. Possuindo perfil “pavio-curto”, poucas palavras e também três vitórias: Reginaldo “Holyfiled”.

Narrando essa história, o diretor Sérgio Machado (Madame Satã, Cidade Baixa, Alice) que viu nos personagens trajetórias que se cruzavam além dos ringues e uniu os ex-atletas depois de 12 anos do último confronto para a sétima e decisiva luta.

A rivalidade que se tornou popular pelas “discussões acaloradas” em programas esportivos para divulgar os confrontos se estendeu para as torcidas de cada estado. As diferenças entre pernambucanos e baianos subiam literalmente no ringue.

A luta pela sobrevivência no esporte semi-amador e a dura realidade dos que se aposentam é exemplificada pelos dois. Por “Todo Duro”, que foi preso após briga com taxista e vive de pequenos serviços. E por “Holyfiled” que sofreu queimaduras com sequelas após um incêndio, virou evangélico e sonha em ser vereador.

Personagens folclóricos como o traficante “promotor” das lutas, com estilo “Don King”, e empresários contratantes permeiam os bastidores da preparação dos lutadores, que recuperam um pouco do físico, reflexos e pernas para baterem o peso e lutarem.

Um documentário raiz onde o falatório é divertido e a "peia" é grande.

Vencedor do Prêmio do Júri de melhor documentário no Festival do Rio 2016, testemunhe aqueles que batem em cima do ringue e esquivam das dificuldades fora dele. Porém, sem nunca perder o bom humor e a oportunidade de irritar o rival.


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.