Do Struggle ao Mumble: DAMN | Iradex

Do Struggle ao Mumble: DAMN

No último domingo que antecedeu a publicação desse post, 28/01/2018, aconteceu a premiação do Grammy de número 60. O rapper Kendrick Lamar ganhou em 4 categorias:

  • Melhor álbum de Rap
  • Melhor música de Rap
  • Melhor performance de Rap
  • Melhor colaboração de Rap

Considerado o rapper mais influente da sua geração (está facilmente no meu TOP 10 de melhores MCs), Kendrick é da cidade de Compton na Califórnia, lugar de criação do lendário grupo N.W.A.

DAMN é um álbum que fala sobre os medos de ser famoso, ter sucesso e mesmo assim ser irrelevante para mudar o mundo, sobre como uma decisão feita pelo pai dele no passado salvou diretamente a vida de 2 pessoas que não se conheciam e indiretamente a sua vida.

Kendrick tem o poder da narrativa no RAP. Todo álbum possui um conceito que é executado com pontes de uma música para outra. Seus 3 últimos possuem a capacidade de repetição para continuar a história em um loop quase perfeito. DAMN adiciona um novo layer na repetição dos álbuns: você pode escutar o álbum de trás para frente. Dá última musica até a primeira existe uma lógica, uma nova história aparece. A própria gravadora lançou uma versão deluxe do álbum que é apenas uma ordem reversa das músicas.

Kendrick é um dos rappers que mais se preocupa com a produção visual da sua obra. Todo clipe lançando para esse álbum merece uma análise separada:

O clipe do ano não foi Element, que poderia facilmente ter ganhado se não fosse por HUMBLE:

Kendrick é um estudante do hiphop, demonstrando seu respeito pela cultura em toda entrevista, em todo prêmio que recebe:

Com 3 álbuns comerciais e 3 álbuns considerados clássicos pela crítica, Kendrick tem tudo para ser um dos maiores (quem sabe o maior) Rapper de todos os tempos. Da sua geração, ele já é o maior.

Aproveite que é sexta para escutar o melhor álbum de 2017:

Spotify

Clique aqui para ouvir no Spotify


Do struggle de ter sua música reconhecida como arte e como algo rentável, ao ponto de fazer sucesso apenas com Mumble, essa coluna te ajuda a entender como o RAP virou a música mais escutada do mundo.