Do Struggle ao Mumble: Uma Mostarda como Forma de Ascensão Social | Iradex

Do Struggle ao Mumble: Uma Mostarda como Forma de Ascensão Social

Em 1981, um comercial de uma marca de mostarda foi lançado nos Estados Unidos. Essa mostarda de Dijon, Grey Poupon, custava praticamente o dobro das outras comercializadas no mercado americano. Um dos apelos do comercial era o status de quem a consumia, veja:

A primeira música que provavelmente citou Grey Poupon é East Coast da dupla Das Efx rimando Don com Grey Poupon:

He's the Don, have you seen my grey poupon?

Comecei a perceber o uso dessas 2 palavras na música Detroit vs. Everybody do Eminem de 2014. Ele juntou vários artistas de Detroit, que é sua cidade natal. Em cada verso da música, um artista diferente conta uma história. Big Sean, em seu verso, usa a seguinte rima:

From futons to Grey Poupons

In church, tryna get a little savings, yeah, a coupon

Sean enfatiza o fato de ter passado uma boa parte da sua vida dormindo em futons e agora ele pode comprar Grey Poupon.

Em 2017, Kendrick Lamar, por muitos visto como o rapper mais influente da atual geração, usou Grey Poupon para fazer uma rima e aproveitou o clipe para referenciar o comercial original. A referência acontece em 2:05 quando ele passa a mostarda para seu amigo Show Gudda:

Rappers possuem um fascínio em produtos que podem representar sua ascensão social. Grey Poupon é apenas um dos vários que são sempre mencionados. Montei um playlist com algumas das músicas que citam a mostarda mais amada pelos rappers.


Clique aqui para ouvir no Spotify


Do struggle de ter sua música reconhecida como arte e como algo rentável, ao ponto de fazer sucesso apenas com Mumble, essa coluna te ajuda a entender como o RAP virou a música mais escutada do mundo.