Caça aos Fatos: O Palácio da Memória | Iradex

Caça aos Fatos: O Palácio da Memória

A memória é uma ilha de edição. – Waly Salomão

O contador de histórias é ao mesmo tempo testemunha e autor. Reproduzindo o que leu ou ouviu acrescenta sua visão aos fatos.

Quando bem contada, uma história pode levar o ouvinte/leitor para outra época criando sua própria versão em imagens.

Nate DiMeo é um radialista/historiador que usa seu podcast The Memory Palace como ilha de edição para a memória de pessoas famosas e anônimas, eventos e até animais.

Algumas destas narrativas em áudio foram transformadas em páginas pelo tradutor e fã Caetano W. Galindo. Um livro existente somente no Brasil e publicado pela Todavia.

O Palácio da Memória reúne histórias extraordinárias de pessoas desconhecidas e histórias desconhecidas (mas não menos incríveis) de pessoas extraordinárias.

  • A história de amor e tragédia por trás da invenção do código Morse.
  • Qual dos irmãos e atores Booth matou Abraham Lincoln e o que aconteceu ao outro?
  • A vida do Leão símbolo do estúdio MGM de cinema que foi até "copiloto" de avião.
  • O vendedor de chuvas contratado para acabar com a seca na cidade de San Diego.
  • Um escravo que consegue escapar do cativeiro se enviando por correio, dentro de uma caixa, da Virginia escravocrata para a Filadélfia abolicionista.

Os temas e personagens podem ser essencialmente americanos mas os acontecimentos e feitos narrados reverberam em qualquer lugar ou tempo.

Desde mulheres inventoras, atletas e artistas que desafiaram as convenções até personagens abolicionistas que ficaram a sombra da história oficial.

A maneira cadenciada e econômica (média de cinco páginas por história) empregada na narrativa tornam a leitura leve, propiciando ler pausadamente e até pesquisar.

Ou seja, um palácio suntuoso para quem gosta de caçar fatos e descobrir memórias.

Nos somos seres que contam histórias. Nós somos os macacos que ficam vidrados quando ouvem algo que começa por: sabe o que me contaram? – Caetano W. Galindo


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.