Música do Gás | Que som é esse? | Iradex

Música do Gás | Que som é esse?

Utilizada em muitas cidades do Brasil por vendedores e distribuidores de gás de cozinha (GLP) como jingle, essa música é uma forma bastante simplificada e repetitiva da composição original. A "música do gás" é bem característica e muito presente na cultura popular de todos nós, brasileiros.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) teria composto a Bagatela (termo usado pelos compositores para uma composição curta ou comum) para piano, batizada de ‘Für Elise’, entre 1808 e 1810. Originalmente composta para Therese Malfatti (1792-1851), a quem pediu em casamento e, para tanto, presenteou a amada com a dita composição.

O fato da composição Für Elise significar em língua portuguesa “Para Elisa”, divide muitos musicólogos, porque alguns acreditam ser outra mulher a destinatária da homenagem escrita por Beethoven – alguém também de nome Elisa – enquanto outros acreditam haver um erro de tradução ou contextualização, já que não teria sentido criar uma homenagem e presenteá-la a uma mulher, dando-lhe o nome de outra, sem resultar num traumático quiproquó.

Für Elise também é muito utilizada como som de espera padrão em centrais telefônicas e dispositivos PABX.

Mas dizem que cada geração tem a musica do gás que merece, certo? Então aproveite.


Muitas músicas famosas de desenhos, filmes, ou mesmo da cultura popular, são trechos de composições eruditas, porém passam despercebidas aos ouvidos mais leigos. Chegou a hora de você descobrir que som é esse.