Os 10 programas do HQ Sem Roteiro Podcast mais ouvidos em 2017 | Iradex

Os 10 programas do HQ Sem Roteiro Podcast mais ouvidos em 2017

2017, que ano doido! Muitas mudanças na minha vida, muitas mudanças no HQ Sem Roteiro. O Avantecast, grupo que fiz parte por 5 anos veio ao fim. Fizemos nossos últimos SMASH! Falando de Quadrinhos no aniversário de 4 anos do evento. Mudei a hospedagem do podcast, que se tornou oficialmente uma produção associada do Iradex.

Desde essa mudança de casa (em junho) foram 27 programas HQ Sem Roteiro, 2 do Roteirismos, 3 do HQ Sem Roteiro Extra. Metemos as caras e criamos também um Padrim, uma campanha de financiamento coletivo, que enquanto escrevo essas palavras reúne um total de 34 apoiadores que acreditam no projeto e que financiam outras produções 100% que não existiriam sem eles. No caso, já foram 5 edições do Me Indica Um Quadrinho, 2 Recadinhos Sem Roteiro e 3 newsletters HQ Por E-mail escritas com muito amor e enviadas para nossas madrinhas e padrinhos.

Entre essas idas e vindas, tivemos muitos programas de qualidade. Conversamos com pesquisadores de todo o Brasil, quadrinistas dos mais diversos estilos, divulgadores dessa linguagem que a gente tanto ama. De fevereiro de 2016, quando o podcast começou, até hoje, já foram lançados mais de 80 programas. Nossa playlist no Spotify, com as músicas que rolaram no ano de 2017 nos programas, conta com 108 músicas, dos mais variados estilos. E já temos programas gravados até, pelo menos, fevereiro do próximo ano, sem contar as dezenas de conversas marcadas para os próximos dias. 2018 tá vindo com tudo! Mas antes, vamos dar uma olhadinha nos 10 programas mais baixados de 2017*?

* Os números de downloads foram calculados no dia 22 de dezembro de 2017.

10º) Quadrinhos e as Ditaduras no Brasil

Papo com  Carol Dantas e Lucas Aquino, ambos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dois realizaram um painel sobre Ditadura e Quadrinhos durante evento realizado pelo Núcleo Interdisciplinar em Direito e Literatura (NIDIL). Aproveitamos e os convidamos para conversar com a gente sobre esse tema fascinante. Lançado oficialmente no dia 28 de agosto de 2017.

 


9º) O que os Quadrinhos Brasileiros Podem Aprender com o Cenário da Música Independente?

Papo com  Nanda Loureiro, produtora cultural do selo musical Banana Records; Gil "Load" Santos, youtuber e fã do cenário hip hop; e Paulo Crumbim, quadrinista independente, autor da série Quadrinhos A2 e vencedor de HQ Mix. Falamos sobre mercado, coletivos, política e muito mais. Lançado oficialmente no dia 12 de junho de 2017.


8º) O Jornalismo em Quadrinhos de Carol Ito

Conversa com a jornalista e quadrinista Carol Ito, com trabalhos de jornalismo em quadrinhos para veículos de comunicação como TripTPM e Caros Amigos. Programa lançado oficialmente em 30 de outubro de 2017.

 


7º) Vida & Arte Convida: Fábio Moon e Gabriel Bá

Programa gravado durante o evento Vida e Arte Convida, a dupla de quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá. Lançado oficialmente no dia 11 de setembro de 2017.

 


6º) Orion Kidder, Estado da Arte e a Abordagem Híbrida dos Quadrinhos

Bate-papo com Davi Ferreira e Márcio Moreira sobre a tese escrita pelo canadense Oreon Ussner Kidder, Telling Stories About Storytelling: The Metacomics of Alan Moore, Neil Gaiman and Warren Ellis ("Contando Histórias sobre Contação de Histórias: Os Metaquadrinhos de Alan Moore, Neil Gaiman e Warren Ellis"). Lançado no dia 4 de dezembro de 2017.

 


5º) A Responsabilidade do Autor

Roteirismos Podcast com Anne Caroline Quiangala, roteirista e editora do site Preta, Nerd e Burning Hell; e Rebeca Puig, roteirista e editora do site Collant Sem Decote. O tema: qual a responsabilidade de um autor de quadrinhos na sociedade? Lançado no dia 14 de agosto de 2017.


4º) Estudando Quadrinhos no Mestrado

Um papo com Dani Marino, Carol Ito (mestrandas e pesquisadoras de quadrinhos na Universidade de São Paulo), Márcio Moreira e Davi Ferreira (mestrandos e pesquisadores de quadrinhos na Universidade Federal do Ceará). Lançado no dia 31 de julho de 2017.


3º) O Thor Mitológico e o Thor dos Quadrinhos

Bate-papo com Heráclito Aragão Pinheiro e Lucas Aquino sobre Thor, o deus nórdico que influencia até hoje quadrinhos, filmes e a mitologia. Lançado oficialmente no dia 23 de outubro de 2017.


2º) Snoopy Charlie Brown e Schopenhauer: Uma Visão de Filosofia sobre Quadrinhos

Conversa com o pesquisador, professor e podcaster do Ficções, Marcos Ramon, sobre as semelhanças entre os Peanuts e a filosofia de Schopenhauer. Lançado no dia 7 de agosto de 2017.


1º) Romance e Cultura do Estupro nos Mangás Shoujo

O nosso podcast mais baixado de 2017 foi uma conversa com a pesquisadora Valéria Fernandes, lá de Brasília, sobre feminismo, mangás shoujo e cultura do estupro. Lançado no dia 6 de novembro de 2017.


Também não esqueça de ouvir todos os outros programas lançados desde quando chegamos pelo Iradex:

Bem, eu só tenho que agradecer por essa experiência incrível que foi fazer o podcast nesse ano que se foi. Que os números de 2017 sejam ainda maiores em 2018, que cada vez mais pessoas ouçam o HQ Sem Roteiro e levem o quadrinho até onde ele merece estar. Feliz ano novo pra todo mundo, um ano novo cheio de HQs sensacionais. Que esse novo capítulo da nossa história seja excelente!