Caça aos Fatos: Spielberg e Lynch | Iradex

Caça aos Fatos: Spielberg e Lynch

Cineastas passarem para a frente das câmeras e serem o foco de um filme normalmente acontece após o final de carreira ou vida, em retrospectiva da sua obra.

Talvez por receio de exporem o seu modo de trabalho, nem sempre ortodoxo, ou por não terem a vaidade de aparecer e deixarem seus trabalhos falarem por si.

Provavelmente por estarem sempre ocupados trabalhando no próximo projeto, e não confiarem em outro cineasta para contar sobre sua vida e visão artística.

Porém recentemente, documentários sobre dois grandes diretores na ativa foram produzidos. Mostrando a trajetória das suas paixões pelo cinema e artes.

Um criador de filmes surrealistas e instigantes. Outro de filmes blockbusters e históricos. Ambos geniais.


Spielberg

Sinopse: Documentário da HBO onde Spielberg fala sobre suas influencias e motivações, compartilhando histórias desconhecidas sobre alguns de seus filmes.

Por que assistir: Entender como o nerd obcecado por cinema cresceu dentro da industria revolucionando a maneira de fazer filmes. Se tornando o maior nome de uma geração com filmes tão diversos que agradam público e crítica. As cenas com os jovens amigos Scorsese, De Palma, Coppola e George Lucas se divertindo já vale seu tempo.

Onde assistirHBO GO


David Lynch: A Vida de um Artista

Sinopse: Em uma íntima jornada, o enigmático artista e cineasta David Lynch nos guia pelos seus anos formativos e eventos relevantes de vida até o primeiro filme.

Por que assistir: Narrando lembranças no seu ateliê entre pinceladas, tragadas de cigarro, madeira serrada e taças de vinho; Lynch expõe sua visão criativa. Tente entender através de fatos e sonhos a origem para as cenas estranhas e imagens surreais que permeiam a obra daquele com um estilo cinematográfico próprio.

Onde assistir: YouTube Movies


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.