Orion Kidder, Estado da Arte e a Abordagem Híbrida dos Quadrinhos | HQ Sem Roteiro Podcast | Iradex

Orion Kidder, Estado da Arte e a Abordagem Híbrida dos Quadrinhos | HQ Sem Roteiro Podcast

Eita que o HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana tá mais cabeçudo do que o normal. Davi Ferreira e Márcio Moreira se juntam a PJ Brandão para discutir uma tese escrita pelo canadense Oreon Ussner Kidder. Na verdade, um pedaço da tese Telling Stories About Storytelling: The Metacomics of Alan Moore, Neil Gaiman and Warren Ellis ("Contando Histórias sobre Contação de Histórias: Os Metaquadrinhos de Alan Moore, Neil Gaiman e Warren Ellis"), uma sessão em que o autor realiza uma compilação de várias teorias que abordam a linguagem dos quadrinhos.

Davi, Márcio e PJ são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, e nesse papo eles discutem algumas das questões que os afligem: quais as diferenças da abordagem sequencial e abordagem hibridista? Como tratar da imagem no quadrinho ao invés de cair na abordagem textual de sempre? Qual a diferença entre os conceitos de imagemtexto, imagem-texto e imagem/texto propostos por J.W.T. Mitchell? Quadrinhos são o ornitorrinco das linguagens artísticas? Taca o play e vem encher a cabeça de questões junto com a gente!

 

Baixe o MP3

Links e imagens interessantes:

  • Página e site da Oficina de Quadrinhos da UFC, onde saem informações sobre os encontros da Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos;
  • Página da Netuno Press, coletivo de quadrinhos do qual Márcio faz parte.

Músicas nesse programa: