O Segredo de Domingo | Iradex

O Segredo de Domingo

As segundas podem ser difíceis, mas são os domingos que escondem um segredo perigoso, capaz de mudar sua vida... se você deixar.

O Segredo de Domingo é um conto escrito por Ana Louise, distribuído em primeira mão aqui no Contos Iradex.


O Segredo de Domingo

Domingos costumam ser silenciosos. Manhãs de preguiça, almoço às 15h, passeios pela praia ou pelo shopping. Mas o silêncio paira por cima das nuvens, isso é um fato. Domingos guardam um segredo que, na verdade, todos conhecem, mas se recusam a falar em voz alta, para evitar que ele se torne real.

Mas não importa, porque o segredo de domingo é a coisa mais real que existe. Domingos têm o poder de despertar uma melancolia que muitos nem sabiam que existiam dentro de si. Eles têm o poder de trazer à tona verdades não ditas, fantasmas de projetos inacabados, arrependimentos amargos e o medo do amanhã.

Somos todos crianças à sombra do futuro. Nosso controle sobre a vida não é nada comparado à vasta imensidão do amanhã. E os domingos sabem disso, eles sempre sabem. Não se pode fugir do começo de uma nova semana, mas embora as segundas sejam difíceis, elas são sinceras e não guardam segredo algum.

Segundas trazem com elas uma nova chance, uma nova oportunidade de fazer o certo, e por isso elas não devem ser culpadas por nossa insatisfação. São os domingos que, caso nós sejamos protagonistas de mais uma semana desperdiçada, irão sempre nos fazer lembrar do nosso fracasso.

Nossas escolhas erradas serão refletidas em um espelho na noite de domingo. Você sabe como é, aquele sentimento equivalente a um crepúsculo dentro de sua alma. Isso é um domingo. Talvez ao ver o domingo ser descrito dessa forma você se sinta triste. Mas está tudo bem.

Nós precisamos nos sentir assim, é o que nos move adiante, o que nos faz querer mais. Domingos são catarse. Em uma cidade nublada em que uma vez morei, poderia chover de segunda à sábado, mas no domingo sempre fazia sol. Então no meio de toda essa escuridão, o domingo também é luz.

É o equilíbrio.


Esse conto foi escrito por Ana Louise para o Contos Iradex. Para reprodução ou qualquer assunto de copyright o autor e o blog deverão ser consultados.


Sobre o autor: Ana Louise é comunicóloga, editora do Cinema Com Rapadura, e estaria escrevendo livros se não fosse tão suscetível à preguiça.
Sobre o projeto: Contos Iradex é uma iniciativa daqui do site de colocar textos, contos, minicontos ou até livros mais curtos para a apreciação de vocês, leitores. Emendaremos algumas sequências com materiais da própria equipe e, em seguida, precisaremos de vocês para mais publicações. Se você tiver uma ideia de projeto, envie um e-mail para contos@iradex.net.