Pode o quê? | Iradex

Pode o quê?

O ano de 2017 está quase no fim, e esse, mais uma vez, não foi o ano do podcast no Brasil. Mas 2018 será. Será?

Hoje, 21/10, é comemorado o Dia do Podcast. Infelizmente, a data ainda passa desapercebida do grande público, que nem ao menos sabe o que é esse tal de popcash. - Não, pai, não estou falando de Bobcat. É PODCAST!

Se você está lendo isso, provavelmente já conhece o Iradex, e talvez muitos outros podcasts sobre os mais diversos temas, mas queremos que você faça desse post um guia, uma introdução para os seus amigos que nunca ouviram falar nessa mídia. A variedade de temas, estilos e idiomas é tão grande que eu acho muito, mas muito difícil que não exista pelos menos um episódio que poderia agradá-los.

Pedi então para alguns colaboradores do Iradex indicarem os podcasts que eles escutam enquanto lavam louça, quando correm na esteira, ou que servem de companhia naquela viagem longa no ônibus apertado, fazendo-os morrer de rir enquanto os outros passageiros trocam olhares de reprovação.

Alguns são muito conhecidos dentro da nossa "bolha", mas com certeza são incógnitos para muita gente. Bom, vamos lá?

Discoteca do Meu Pai

Com uma média de 15 minutos, ideal pra quem ainda não está acostumado com a mídia, Discoteca do Meu Pai, apresentado pela Julia Padovan, fala sobre a história por trás de diferentes álbuns de música, de Bowie a Paralamas do Sucesso, de Nirvana a Kylie Minogue. Recomendamos fortemente os programas sobre o disco Rumors, do Fleetwood Mac (você sabia que os integrantes da banda todos estavam se separando dos seus casamentos durante as gravações?) e Cowboy do Asfalto, do Chitãozinho e Xororó (você sabia que dá pra traçar influências entre esse álbum que traz a conhecidíssima música Evidências e o Pink Floyd?).


O Nome Disso é Mundo

O ONDEM já é prata da casa, mas merece mais uma vez o destaque porque, além de trazer a visão de mundo por brasileiros, traz a visão do Brasil por estrangeiros e também temas especiais, como psicologia e religião, tudo relacionado à migração de pessoas pelo mundo. Se você gosta de conhecer o planeta com as Cartas do Mundo, provavelmente também irá gostar do O Nome Disso é Mundo.


Fronteiras Invisíveis do Futebol

Como o próprio slogan diz, é "o programa que desvenda a geopolítica do planeta bola". Apresentado por Matias Pinto e Felipe Figueiredo (aquele mesmo do Xadrez Verbal), o podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol analisa a História dos países do mundo e até mesmo de algumas regiões do Brasil, vinculando, a partir da contemporaneidade, questões políticas com o futebol.


Mamilos

Mas do que provar pontos, o Mamilos vem para construir pontes! Juliana Wallauer e Cris Bartis fazem um jornalismo de peito aberto, trazendo últimas notícias do Brasil/Mundo com uma visão feminina e feminista. Tem muita polêmica, mas sempre com respeito e empatia. O Mamilos faz parte da família B9 de podcasts.


GugaCast

Sabe aquela história maneira que você conta em toda festa? Aquela história que você foi aperfeiçoando com o tempo, acrescentando alguns detalhes épicos que talvez nem tenham acontecido, mas que tornam tudo mais emocionante? Aquela história cheia de detalhes sobre um momento fantástico, ou até mesmo sobre um dia em que nada aconteceu? O GugaCast é isso. Guga e Rafael Mafra recebem convidados ou leem e-mails dos ouvintes, sempre com muito humor.


Linha Quente

Nunca mais precisar comer ou nunca mais precisar dormir? Invisibilidade ou voar? Pernas do tamanho de dedos ou dedos do tamanho de pernas? No Linha Quente, esses dilemas da vida são respondidos pelo pessoal do Jogabilidade.


NBW

Um apanhado sobre notícias e contexto político corrente (principalmente o brasileiro); tem um viés mais socialista, bom pra quem gosta e pra quem não gosta de política. O NBW, apesar de sério, é descomplicado, facilitando o entendimento de temas muitas vezes complexos.


Família IRADEX

Já que todo grupo de podcasts acaba virando uma família, vamos chamar a nossa assim também. E essa turma não pode ficar fora dessa lista.

Na RIPA (Rede Iradex de Produções Associadas), além do Iradex, temos o Sem Fim, o Sete Reinos e o HQ Sem Roteiro.

E no meio dessa jornada, adotamos dois irmãozinhos: o Agnaldo Indica e o Olhares.


Poderíamos continuar digitando milhares e mais milhares de caracteres por aqui. Existe uma lista sem fim de podcasts, quase sempre gratuitos, apenas esperando você apertar o play (e olha que nem falamos dos podcasts de outros países).

Você também pode encontrar dicas de podcasts na página do Facebook Dicas de Podcast, da nossa amiga Jeanne Gomes.

Espalhe a palavra, divulgue, e ajude essa mídia tão gostosa e acolhedora a chegar em cada vez mais ouvidos.

Quer deixar esse post ainda mais caprichado? Comente aí embaixo qual seu podcast favorito, e indique aqueles bem obscuros, que nem você sabe de onde surgiram. Um dia, quem sabe, o ano do podcast no Brasil enfim chegará!

Agradecimentos especiais para Emília Braga, Marina Solon e PJ Brandão que ajudaram a construir essa lista mais do que especial.