Estante Iradex - John Carney | Iradex

Estante Iradex - John Carney

Presença constante no Iradex, o diretor irlandês John Carney ganha seu espaço na nossa estante. Mas como começou essa história de um dos diretores que mais entende sobre a mistura entre música e cinema?

Já nos seus primeiros curtas, John dava indícios de seu talento cinematográfico. Em 1996, estreia num circuito limitadíssimo November Afternoon, primeiro longa-metragem do diretor. Com trilha sonora em jazz composta por Carney, o longa narra o fim de dois relacionamentos no decorrer de um final de semana, tendo sido eleito pelo Irish Times como o filme irlandês do ano. Ainda sem muito alarde, vieram os filmes Just in Time (para a televisão), Park e On the Edge, este último estrelado por Cillian Murphy e premiado no Dinard Festival of British Cinema.

Entre 2001 e 2003, John se dedicou a um bem-sucedido projeto na televisão. Com 10 episódios e um especial de natal, Bachelors Walk é considerada uma das séries mais bem-sucedidas da TV irlandesa. De volta ao cinema em 2003, ele escreveu e dirigiu Zonad, curta-metragem que daria origem a um longa que ele só conseguiria lançar seis anos depois.

Mas se os dez primeiros anos de carreira do irlandês já indicavam que John Carney era um diretor diferenciado, o melhor ainda estava por vir. Em 2006 nascia Apenas Uma Vez (Once). Com um custo baixo para os padrões hollywoodianos, apenas US$ 160.000,00, o longa arrecadou mais de US$ 7.000.000,00 nos seus primeiros três meses. Estrelado por Glen Hansard, que entre 1991 e 1993 havia sido o vocalista da banda The Frames, onde Carney tocava baixo, e ainda a musicista tcheca Markéta Inglová, o filme lançou sobre o diretor irlandês os holofotes do cinema mundial. "Apenas Uma Vez me deu inspiração para o restante do ano", disse o diretor Steven Spielberg após ver o filme. O longa, sobre a história de um músico de rua e uma imigrante, ganharia o Oscar na categoria “Melhor Canção Original”, por Falling Slowly, música que figura um dos momentos mais bonitos da relação entre cinema e música de todos os tempos.

Seis anos depois Carney lançaria a "continuação espiritual" de Apenas Uma Vez. Estrelado por Keira Knightley e Mark Ruffalo, Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again) traria novamente músicas de Glen Hansard, mas agora sob as vozes de Knightley e de Adam Levine, vocalista da banda Maroon 5, contando a história de um produtor musical fracassado que tenta voltar ao mainstream lançando uma nova cantora. A música Lost stars, além de figurar num momento inspiradíssimo de Carney no filme, seria ainda indicada ao Oscar de “Melhor Canção Original”. A experiência em Hollywood traria também aspectos negativos para o diretor europeu. Carney disparou uma declaração polêmica sobre a atuação de Keira Knightley no filme, tendo pedido desculpas no Twitter e dito ter sido um completo idiota. Well done.

Buscando voltar às raízes, Carney encerraria (?) sua "trilogia espiritual" em 2016 com Sing Street: Sonho e Música. Sem a ajuda de Hansard nas canções desta vez, Carney contou através da música a história de um garoto tentando impressionar uma garota com sua banda, no meio da década de 1980, num filme total good vibes levemente inspirado na sua vida.

Mas e agora, John? O que vem pela frente? Quais serão as próximas músicas a figurar na história do cinema mundial? Estamos aqui ansiosos pelas próximas experiências cinematográficas desse irlandês apaixonado pela música.


Estante Iradex

A Estante Iradex é o nosso local de reverência às grandes personalidades que tem o "jeitinho Iradex".

Esta coluna foi escrita por Zé Wellington e ilustrada por Caique Pituba.

Gostou? Comente, colabore e nos ajude a escolher que será o próximo homenageado. Somos movidos por amor (mas se quiser ser nosso Padrim, também pode).

Clique na imagem abaixo para ver todos os detalhes da ilustração da capa, ou baixar em alta resolução e utilizar como papel de parede.

Estante Iradex - John Carney | Por Caique Pituba