Religião ao Quadrado: Uma Perspectiva Teológica dos Super-Heróis | HQ Sem Roteiro Podcast

Um bebê, em uma manjedoura, é posto em um rio e chega às mãos de uma família nobre. Agora, mude a manjedoura por uma nave espacial e o rio pelo espaço sideral e teremos uma história diferente, mas também parecida. Superman, Moisés, Shazam, Salomão, Hércules, Diana de Themyscira, Jesus Cristo... Os quadrinhos, assim como outras manifestações artísticas, são reflexos de seus tempos e, também, de suas manifestações religiosas.

No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana falamos com Iuri Andréas Reblin, mestre e doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, Rio Grande do Sul), integrante da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), coordenador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop e professor da Pós-Graduação em Teologia na Faculdades EST. Nesse papo, conversamos sobre o que é religião, qual a importância das narrativas para o campo religioso e quais as proximidades entre os mitos e os super-heróis.

Baixe o MP3

Links interessantes:

Músicas desse programa:


Contribua com o Padrim do HQ Sem Roteiro

 Rede Iradex

Contatos

Contribua também com o Padrim do Iradex.

 

  • Henrique Barreto

    É incrível como todos esses papos me fazem lembrar as obras do Joseph Campbell. Essa estrutura mitológica que permeia nossa realidade cotidiana acaba por implicar aquilo que vemos nas páginas das HQ’s, uma estrutura dentro da estrutura, que coloca manifestações religiosas e mitológicas nas capas e escudos dos personagens. Alan Moore é o grande nome sob determinados aspectos da temática. Defendi minha dissertação de mestrado lá no Amazonas usando a Jornada do Herói do Campbell para analisar a ayahuasca e o xamanismo, usando primordialmente a imagética e semiótica. Gostei muito desse podcast, mais uma fonte para desenvolver meu doutorado na UFC, que envolverá a ficção científica e o ensino de História, assim pretendo… Parabéns Pedro e Iuri.

    • Pedro PJ Brandão

      Que delícia de tema de mestrado, que delícia de tema de doutorado, Henrique. Sensacional mesmo!

      E que bom que você curtiu o papo, realmente o Iuri é um grande conhecedor. Jornada do Herói é o tipo de papo que rende um programa sensacional. Anotamos aqui na listinha, e quem sabe em breve a gente veja por aqui?

      Só agradecimentos pelo seu comentário! Muitíssimo obrigado!

  • Mackenzie Melo

    Mais um HQSR completamente fora da curva!

    Que papo massa, PJ. Iuri realmente manda muito, muito bem e seria muito legal vê-lo (ouvi-lo) aprofundar alguns tópicos vinculando religiosidade e quadrinhos.

    Com tanto a ser dito e conversado a esse respeito, queria citar apenas uma coisa que me vem à mente quando penso em caminhos para discussões a esse respeito. Enquanto vocês papeavam, lembrava do grande problema que houve no início do boom dos quadrinhos americanos que levou ao Comic Code Authority. O quanto de influência religiosa houve naquela discussão, mesmo com toda a influência religiosa/mitológica que se vê em muitos dos personagens que já andavam/voavam/nadavam naquela época…

    Já está na hora de convidá-lo novamente, não é? 🙂

    Obrigado por fazer esse trabalho incrível!

    • Pedro PJ Brandão

      Comic Code Authority é um papo que dá muito pano pra manga e já tá sendo tratado com carinho há muito tempo. Em breve, no feed mais próximo. 😉

      E sim, Iuri é gente boa demais. Já estamos pensando em um papo para chamá-lo novamente. =D