Quem são o Dragão e o Lobo da season finale de Game of Thrones? Trilha sonora pode ter a resposta!

Por Ana Louise e Vinicius Caldas

A trilha sonora oficial da sétima temporada de Game of Thrones foi liberada nesta sexta-feira (25), antes da season finale, dando espaço para ainda mais especulações sobre o título “The Dragon and The Wolf”. Como de costume, a trilha é liberada antes do último episódio de cada temporada, e assim como na sexta temporada “The Tower” confirmou a Torre da Alegria, desta vez uma música também parece indicar uma cena muito importante.

Este post se propõe a teorizar, cuidado com possíveis spoilers!

Desde os primeiros episódios da temporada, um novo tema pôde ser notado tocando em algumas cenas nas quais Jon e Daenerys estavam juntos. Por conta disso, surgiu uma especulação de que este tema seria deles. Um vídeo do canal de Jordi Maquiavello foi um dos primeiros a comentar esta possibilidade, visto que a nova composição parecia ser uma mistura de “Love In The Eyes”, tema de Daenerys e Khal Drogo, e “You Know Nothing”, tema de Jon e Ygritte.

O próprio Maquiavello especulou que o nome do tema seria “Ice and Fire” (Gelo e Fogo) ou algo que se referisse ao casal Jonerys. No entanto, a trilha sonora foi lançada e o tema se chama “Truth” (Verdade). O que isso muda em meio a tantas teorias?

Como bem sabemos, Jon Snow é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Isso foi revelado por meio da visão de Bran no último episódio da sexta temporada. No entanto, isso foi revelado apenas para o público, e os personagens da série continuam completamente alheios a este fato. Apenas uma outra pessoa em todo o mundo de Westeros sabe da verdade sobre Jon, Howland Reed, que sobreviveu juntamente com Ned à luta contra os membros da Guarda Real que protegiam Lyanna.

Com Bran voltando para Winterfell, esperava-se que ao fim da sétima temporada Jon descobrisse sua verdadeira origem através do irmão (ou primo). E aí que se encaixaria a “Verdade” do tema. Junte isso ao fato de que o título da season finale é “The Dragon and The Wolf”, o Dragão e o Lobo, talvez referindo-se a Rhaegar e Lyanna, e aí está, o tema Targaryen de Jon.

Outros fatores que poderiam indicar que “Truth” é um tema apenas de Jon é a própria semelhança com “The Tower”. Esta música tocou durante a cena da Torre da Alegria, desde quando Ned entra no quarto e vê a irmã ensanguentada, até a revelação de que o bebê de Lyanna é Jon Snow, momento em que o tema dos Starks (“Goodbye Brother”) toca na cena.

Claro que não sabemos ainda em que momento “Truth” irá tocar na season finale, mas a estrutura da música parece seguir o mesmo modelo que “The Tower”. Ela começa lentamente e apresenta o novo tema em 1:25min, o qual cresce (como em um momento impactante de revelação) aos 2:48min.

A questão que fica é: se já tivemos uma cena revelando a origem de Jon, por que teríamos outra? Como disse acima, “The Tower” toca o tema dos Starks, porque há somente Starks na cena. Mas “Truth” apresenta um tema completamente diferente, uma mistura de Stark com alguma outra coisa que ainda não nos foi apresentada. Poderia ser esse o elemento Targaryen da ascendência de Jon? Um flashback finalmente nos mostrará a figura de Rhaegar?

Faz sentido que “Truth” seja a música tocada em uma possível cena do casamento de Rhaegar e Lyanna (afinal, como descobrimos através de Gilly, o Príncipe Dragão teve “um casamento anulado para se casar com outra mulher”). O tema é repleto de melancolia, como o próprio tema dos Starks, sendo algo que também combina com Rhaegar, visto que ele é frequentemente descrito como melancólico nos livros.

Além disso, um usuário do Reddit notou que a atriz que fez Lyanna, Aisling Franciosi, seguiu o ator galês Wilf Scolding no Twitter, o qual teria seguido os perfis do ator Liam Cunningham (Davos) e a conta oficial de Game of Thrones. Aí você pode pensar “nossa, que exagero, isso não quer dizer nada”. Fique à vontade, foi o que eu pensei também. No entanto, o ator, de fato, tem uma aparência similar ao o que seria Rhaegar, então, por que não?

Tentando ver por outro lado, visto que o tema de “Truth” toca sempre que Jon e Daenerys estão juntos (Dragonglass - 3:05, Gorgeous Beasts - 1:13, Against All Odds - 5:09, See You For What You Are - 0:36), a nova composição pode apenas ser um tema Targaryen. Afinal, não existe um tema desta família na série, apenas o de Daenerys. O fato de “Truth” tocar quando eles estão juntos, pode representar o tema da Casa Targaryen.

Mas voltando às primeiras especulações sobre o assunto, “Truth” não poderia ser o tema romântico de Jon e Daenerys? Claro, várias evidências apontam para isso. Mas se for o caso, por que não colocar o nome da música de “Ice and Fire”, ou seguir a onda dos roteiristas e colocar “Jon and Dany”? Qualquer coisa que deixasse claro a intenção romântica entre eles. Talvez para evitar spoilers antes da exibição do último episódio, mas o quanto “Ice and Fire” entregaria que “The Dragon and The Wolf” já não entregou?

Por fim, “Truth” poderia significar todas estas hipóteses. Afinal Jon pode descobrir sua verdadeira origem através de um flashback mostrando Rhaegar e Lyanna, Jon e Daenerys entenderiam que são parentes, os últimos Targaryens vivos, e ainda assim ficarem juntos como um casal.

Resta esperar pelo domingo para descobrir qual será a “Verdade”. Sendo o maior episódio da série, com 79 minutos e 43 segundos, “The Dragon and The Wolf” vai ao ar às 22h, horário de Brasília, na HBO.

“O Príncipe Rhaegar amava sua Lady Lyanna, e milhares morreram por isso” - A Dança dos Dragões.

Arte da capa por Sylvaticus