Mixtape #4: Nu Jazz | Iradex

Mixtape #4: Nu Jazz

Vulgarmente chamado de New Urban Jazz, NU é um sufixo usado para modernização de estilos musicais que foram repaginados por novos artistas, porém não perderam sua essência. Muitas vezes o NU JAZZ é comparado como eletronic jazz ou neo-jazz. Muitos críticos consideraram por bastante tempo o NU JAZZ sendo o futuro da música nos próximos tempos. Há um quê que concordo aqui, pois existe uma fusão de elementos, estética, sonoridade que o indie não conseguiu perdurar – logo não englobou todos ¨segmentos¨ de ouvintes, enquanto o e-jazz tem combinação de batida, crescimento musical harmônico e um pouco de eletrônico, apenas o suficiente para manter interessante. Há um álbum que celebra o estilo musical lançado pela Universal que um dos artistas que está logo abaixo, participa, entre eles estão Stuart Nicholson, Wibutee, Wesseltoft, NoJazz, Ketil Bjornstad e outros. A grande falta notável no gênero, em algum lugar eles perderam aquela improvisação própria do jazz contemporâneo, porém conseguiram criar uma estética mais abrangente – normalmente os instrumentos musicais consoam criando uma acústica sentimental que não era possível na improvisação individual em coletivo – que se fazia no jazz. Tendo em vista que é um gênero novo, há uma grande representatividade e gama de diferentes artistas que muitas vezes nem se mostram parecidos entre si. Muitas bandas NuJazz também podem ser e vão ser caracterizadas como downtempo – mas downtempo será discutido em outra oportunidade.

The Cinematic Orchestra

O primeiro personagem dessa edição é um bem conhecido, inclusive por ter sido cotado em algumas trilhas sonoras de seriados recentes. Mesmo que você desconheça o nome – já escutou antes, provavelmente. Cinematic participou também do álbum produzido pela Universal, e é um exemplo perfeito para o que expliquei do gênero acima. Eles tem um senso de estrutura e composição que é intrínseco em sua música, se você perceber na track To build a Home há uma crescente harmônica que se é usada em músicas clássicas, quando se segue uma pentatônica e cria-se um elemento de elevação, é envolvente – por isso o termo acústica sentimental, pois impera e reverbera – cada uma das notas são significativas em momentos de "bridge", cada segundo da música é feito com um fervor de sentimentos. O vocal deixa bem a desejar qualidade em um todo, tirando na técnica e noção de alcance – o vocalista tem uma voz falha, mas isso dá até um pouco de sensação de ainda estar escutando um indie de banda de garagem, o que pode ser charmoso. Na segunda track aqui apresentada a mesma forma de organização musical é usada mas em forma de vocal, é notável a harmonia trabalhada no vocal que embala de forma envolvente.

To Build a Home

Clique aqui para ouvir no Spotify

To belive

Clique aqui para ouvir no Spotify

Parov Stelar

O segundo personagem dessa edição é um DJ conhecido, austríaco, que combina jazz com batidas de house e breakbeats ao longo de suas músicas. Parov Stelar é o nome artístico que Marcus Fureder adotou nos anos 90, também fundador do label Etage Noir (vale a pena dar uma pesquisada). Principalmente para quem gosta de coisas mais animadinhas – sobretudo pela sua música All Night, divergindo do primeiro que foi mostrado, ele traz o outro lado do NuJazz. A parte eletrônica, nem sempre up-beat como em All Night ou Booty Swing que foi a track que lhe garantiu sucesso, mas suas tracks são perceptivelmente influenciadas pelo jazz clássico, com sons orgânicos de instrumentos metálicos, variantes e inserções dos mesmos em tempos diferentes que criam um ambiente musical acelerado e animado dentro de suas tracks, além da notável linha de estruturação teórica em suas músicas, a harmonia segue sempre uma estética anteposta já no começo da música, e a melodia apenas embala. Porém por ser eletrônico ele acaba se caracterizando em outros gêneros como eletronic lounge.

Everything in my Heart

Clique aqui para ouvir no Spotify

Booty Swing

Clique aqui para ouvir no Spotify


Hanna Pinheiro, DJ desde 2010 das grandes festas de rock de Fortaleza, destaque das noites da cidade com várias referências nos sons nacionais e também uma pesquisadora de musicas novas. Já foi DJ residente do Orbita Bar e DJ da Festa Fliperama. Atualmente tem residência no Berlinda Club.