Caça aos Fatos: Histórias Bizarras | Iradex

Caça aos Fatos: Histórias Bizarras

“Pós-verdade” foi eleita a palavra do ano em 2016 pelo Dicionário Oxford, representando a tendência dos fatos importarem menos do que aquilo em que as pessoas escolhem acreditar.

Hoje em dia, parece que a verdade foi substituída pela opinião. Concorda?

Em tempos de timelines das redes sociais poluídas e compartilhamentos irresponsáveis, os documentários; os livros-reportagem; e as biografias são boas fontes de informação na busca pelo conhecimento e ajudam a formular opiniões.

Portanto, pausa na ficção para uma dose de veracidade através de obras factuais.

Para começar, duas histórias tão bizarras que passariam facilmente por mais uma fake news disseminada pela Internet em busca de cliques.

Mas, transformadas em documentários, revelam que os fatos por trás de uma manchete sensacionalista duvidosa podem ser mais surreais que a ficção.

A história por trás da história é o que interessa.

Nobody Speak

Sinopse: O caso do lutador Hulk Hogan contra a Gawker Media revela que poder e dinheiro podem representar uma grave ameaça à liberdade de imprensa.

Por que assistir: Um vídeo intimo de uma celebridade é assunto para sites de fofocas. Esse vídeo mostrar uma traição com a mulher do melhor amigo é assunto para programas de TV sensacionalistas. Um bilionário da tecnologia financiar o processo judicial contra o site que “vazou” o vídeo é assunto para um documentário. A figura bizarra de Hogan, que fala em terceira pessoa e sobre o próprio órgão genital no tribunal, é somente a fachada para uma disputa maior entre o poder e a imprensa.

Onde assistir: Netflix

Gringo: The Dangerous Life of John McAfee

Sinopse: O magnata da tecnologia John McAfee ganhou milhões com seu anti-vírus. Agora vamos conhecer seu estilo de vida bizarro e escandaloso.

Por que assistir: Conhecer a excêntrica figura que transformou o pobre vilarejo de Orange Walk em Belize no seu “paraíso particular” de laboratórios biológicos falsos, seguranças armados, namoradas adolescentes, cachorros raivosos, polícia e leis próprias. Com muito dinheiro pós anti-vírus e ideias sombrias na mente, virou o “Donald Trump de Belize”. Documentarista investiga a vida do “guru da segurança digital” durante anos, passando por acusações de crimes e candidatura prévia para a presidência dos Estados Unidos em 2016. “Gringo” é uma história bizarra ao extremo.

Onde assistir: Netflix


Aconteceu na vida? O documentário mostrou? A biografia revelou? A coluna Caça aos Fatos recomenda!
Conheça histórias dos outros, analisadas por Bruno Garcia.