Um Meistre me Contou: O que aconteceu em Eastwatch (S07E05) - Game of Thrones

Por Thayná Lomba e Roberto Rudiney

Povo Westerosi!

Estamos nos encaminhando para o final da temporada, que esse ano só tem sete episódios. Hoje vamos falar sobre o antepenúltimo episódio.

A sinopse oficial de Eastwatch é: Daenerys cobra lealdade dos soldados Lannisters sobreviventes. Jon alerta para o aviso de Bran que os White Walkers estão se aproximando. Cersei jura derrotar tudo e todos que fique em seu caminho.

A PARTIR DE AGORA A NOITE É ESCURA E CHEIA DE SPOILERS. LEIA POR SUA CONTA EM RISCO.

Núcleo Pedra do Dragão

Ainda no campo de batalha, Daenerys oferece aos perdedores duas escolhas: ajoelharem ou serem condenados à morte. O lorde Randyll Tarly e seu filho Dickon se negam a ajoelhar e são queimados vivos por Drogon, o que faz com que todos os outros sobreviventes ajoelhem.

De volta a Pedra do Dragão, ainda montada em Drogon, Daenerys se encontra com Jon que nos surpreende ao conseguir fazer carinho no dragão. Após isso Jorah aparece e reencontra com a Mãe dos Dragões.

Vimos uma conversa entre Varys e Tyrion, onde o eunuco fala que o anão tem que fazer a Mãe de Dragões o ouvir senão ela acabará como o pai dela. Uma mensagem chega de Winterfell informando que Bran e Arya estão em casa, o que surpreende Jon, e que Bran teve uma visão dos White Walkers caminhando para Atalaialeste do Mar.

Tyrion então apresenta um plano para selar a paz e juntar o reino na luta contra os Outros. O plano consiste em pegar um White Walker e levá-lo para a Cersei.

Jon pede autorização a Daenerys para voltar para o Norte, a rainha autoriza e Sor Jorah informa que vai junto. Enquanto isso Tyrion e Davos se encaminham para Porto Real.

Núcleo Porto Real

Vimos Jaime logo após ser salvo por Bronn, que além de evitar que ele fosse morto queimado por Drogon o carregou para o outro lado do rio. Rapidamente ele vai contar para Cersei sobre tudo que aconteceu no campo de Batalha.

Após isso ele tem um encontro inesperado com seu irmão, Tyrion, que foi oferecer um acordo de armistício para que todos possam lutar contra os White Walkers. Jaime apresenta a proposta a irmã, mas ela já sabia de tudo e nisso ela ver uma oportunidade para acabar com seus inimigos, além disso uma revelação é feita: Cersei está grávida.

Davos vai até a baixada das pulgas atrás de Gendry, bastardo do Rei Robert. O bastardo rapidamente se prontifica a ir com o Cavaleiro das Cebolas. De volta a Pedra do Dragão, Davos apresenta Gendry a Jon, mesmo aconselhado a manter sua origem escondida Gendry se apresenta como filho de Robert Baratheon e prontifica a lutar ao lado de Jon, assim como seus pais fizeram um dia.

Núcleo Cidadela

Os Meistres recebem o corvo de Bran porém não acreditam no que é dito mesmo com Sam afirmando que é verdade.

Indignado com o descaso dos Meistres, Sam decide ir embora da Cidadela e com isso acaba não dando ouvidos a Gilly que lia um livro em que dizia que o casamento do príncipe Rhaegar foi anulado e logo após a anulação foi feito uma cerimônia secreta de casamento em Dorne. Essa informação que Sam deixou passar nos confirma uma teoria muito antiga entre os fãs que é a de que Rhaegar casou-se com a Lyanna Stark, sendo assim Jon Snow - que na realidade é Targaryen- é o herdeiro legítimo ao trono.

Núcleo Norte

A inquietação com o afastamento de Jon aumenta e Sansa tenta lidar com isso. Arya exige um comportamento mais severo por parte da irmã mas Sansa teme perder o apoio dos lordes.

Arya também começa a seguir Mindinho e aparentemente ele está planejando algo. Vimos Mindinho pedir um pergaminho ao Meistre Wolkan, que era a única cópia que tinha em Winterfell. Arya que estava ali vigiando entra nos aposentos de Mindinho e encontra o bilhete.

Ao fim desse episódio vemos que é Mindinho quem está a espionando e além disso ele também está tentando impor um confronto entre as irmãs Stark já que aquele bilhete que a Arya encontrou foi o bilhete que a Sansa foi obrigada a escrever por Cersei pedindo que seu irmão Robb ajoelhasse a Joffrey e chamando seu pai de traidor.

Núcleo Muralha

Jon chegou a Atalaialeste do Mar com Davos, Gendry e Jorah. Lá ele encontrou Tormund que informou que tem alguns prisioneiros que também querem atravessar a muralha. Esses prisioneiros são o Cão de Caça, Thoros de Myr e Beric Dondarion. O episódio acaba com esse “esquadrão suicida” atravessando a Muralha atrás de um White Walker.


Gostou desse episódio? Comenta aí no post. Quer uma análise mais profunda? Escute o Sete Reinos que sai ainda hoje, 16/08.

  • Curioso sobre o desfecho da trama Mindinho/Sansa/Arya. Quem vai morrer hein?