Qual seu livro preferido? Confira uma lista com os melhores livros para se ler... | Iradex

Qual seu livro preferido? Confira uma lista com os melhores livros para se ler...

Quando fiz o censo do Iradex (se você não participou, ainda dá tempo), percebi que 94% das pessoas gostam que falemos de livros por aqui. A brincadeira que fiz só confirmou a predileção.

Perguntei (04/12) no Facebook quais os livros favoritos das pessoas que assinam meu perfil ou são amigos. Adorei a recepção da brincadeira: mais de sessenta respostas até o presente momento em um tópico totalmente desprentecioso. Isso mostra que realmente o público do Iradex é leitor e bem engajado nesse tipo de assunto.

Os títulos foram os mais variados possíveis. Vi desde o óbvio O Hobbit até Admirável Mundo Novo. Adoro ler como os outros vêem as coisas que eu gosto, por isso, além de agradecer a participação, tentarei fomentar outros assuntos.

O que vocês gostam

Somente um livro apareceu cinco vezes na lista. Foi o 1984, de George Orwell. Por se tratar de um clássico, é um dado mais do que aceitável. O livro foi acompanhado de perto por As Crônicas de Artur, O Hobbit e Musashi. Todos esses empatados com quatro menções.

Sei que é muito difícil definir o nosso melhor livro. Talvez a pergunta mais correta deveria ter sido: "Qual livro vem primeiro em sua cabeça". Eu mesmo não consigo definir o meu livro preferido. Essa decisão fica entre o genial Soldados Cidadãos de Stephen Ambrose e O Universo Numa Casca De Noz de Stephen Hawking.

Ambos são livros que sempre releio, sobretudo o segundo com o qual figura sempre no meu iPad e em várias edições em minha estante. É sentimento, foi um dos primeiros livros que li e me fez realmente pensar, por mais que não concordasse as vezes com as opiniões do autor. Stephen Hawking mostrou ser possível falar sobre qualquer assunto de maneira clara e inteligente, mesmo que ele seja sobre a essência física do universo ou sobre a dor do parto. Hawking ensinou-me a tornar o difícil tão fácil quanto o simples.

Na lista figuraram alguns títulos que realmente gostei de vê-los lá, como Admirável Mundo Novo, Tempos de Guerra, A Fundação e O Nome do Vento. Interessante, pois a culpa de eu fazer essa pergunta no Facebook foi por conta desse último. Estou muito perto de terminar a leitura de O Nome do Vento, entretanto este já é um título com certo diferencial dentre meus

favoritos. Sinto até pena de terminar a leitura. Como falei outra vez, é um livro que gostaria de ter sempre alí, cheio de novidades e disponível para ser consumido a qualquer hora por uma mente viajante. Indico demais. Os dois últimos livros que me causaram isso foram Azincourt e Fios de Prata - infelizmente, ambos não foram citados na lista.

Dentre vários autores e livros estrangeiros, fiquei feliz em ver o brasileiríssimo Dragões de Éter, de Raphael Draccon, na lista. É o tipo de livro que não podia ser nacional. Se estrangeiro fosse, acredito que muitos mais valorizariam a obra. Dragões de Éter é o amadurecimento da nossa literatura fantástica. Se André Vianco foi o boom com suas tramas vampirescas e Eduardo Spohr a vedete, sem dúvidas Raphael Draccon é a realização mais coesa que temos de fantasia aqui no Brasil. Meu Pé de Laranja Lima foi outro que lá apareceu. Um clássico da nossa literatura.

"Livro? O que é livro? É tipo um passagem, só que você viaja sem sair de onde está. Na verdade, até sai indo bem mais longe do que qualquer passagem conhecida, mas é diferente. As 4 horas da tarde você pode estar no meio da história da Terra e as 5 horas pode estar, sei lá, em outro planeta que talvez nem exista. Livro é a forma mais simples de te tirar daí e colocar em qualquer lugar do conhecimento." (trecho do conto "Podemos Ser", escrito por Raphael Santos aos quinze anos para um simples trabalho da escola)

Se gostou da brincadeira, mas não deixou sua opinião, corre. Acessa esse link e deixe seu comentário. Estou catalogando as escolhas e um dia farei um Iradex News comentando sobre o post.