[Postagem originalmente feita no site do Avantecast, no fim do ano de 2016]

Aos 45 do segundo tempo, com 2016 quase se encerrando (ainda bem!), conseguimos montar um papo sensacional sobre os 75 anos do maior ícone feminino da cultura pop: a Mulher Maravilha. Entre páginas de quadrinhos e minutos nas telinhas e nas telonas, a guerreira amazona é uma personagem que atravessa gerações de forma ambígua, complexa e poderosa. Nesse ano, ela foi condecorada com o título de Embaixadora Honorária para o Empoderamento de Meninas e Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para falar sobre Mulher Maravilha e sua importância, convidamos um supergrupo mais que gabaritado no assunto! Jaqueline Cunha, mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), autora da dissertação “A representação feminina em Mulher Pantera e Mulher Maravilha”; João Gabriel Fraga, integrante do Tapioca Mecânica e graduando em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com monografia sobre Mulher Maravilha; Gambit Dance, também integrante do Tapioca Mecânica, do podcast BichasNerd e colecionador da personagem; e Brendda Costa Lima, quadrinista e integrante do coletivo Netuno Press; se reúnem com o host Pedro ‘PJ’ Brandão para falar um pouco mais sobre os 75 anos dessa grande mulher! Tasca o play logo aí abaixo e vem curtir essa conversa maravilhosa!

Baixe o MP3

“Mulher Maravilha embaixadora da ONU?” Entrevista com Jaqueline Cunha, pela jornalista Amanda Alboino, para o site Lady’s Comics.

Músicas nesse programa (escolhidas por Brendda Costa)6
– Bleached – Looking for a Fight (link no Spotify)
– Stonefield – Put Your Curse on Me (link no Spotify)

  • Mackenzie Melo

    Tenho que confessar que nunca fui leitor da Mulher Maravilha, mas já tinha pensado algumas coisas sobre o que conhecia dela. Esse episódio do HQ SR entretanto, é uma aula tanto para os que (acham que) conhecem quanto para os que não conhecem. Vocês inclusive me fizeram comprar isso aqui: https://uploads.disquscdn.com/images/d0d229742c8ff8dcbb984eebc5bd47747599fba0f94ee3a09e1b7f470f0c73d6.jpg

    • pjbrandao

      Que maravilha, Mackenzie, só alegria em levar o conhecimento de quadrinhos para vários cantos do mundo (nesse caso, literalmente). Relatos como o seu são o combustível que faz a gente produzir sempre mais e melhor. =)