Sobre heróis, agulhas e sangue | Iradex

Sobre heróis, agulhas e sangue

Para muita gente o sangue faz a diferença. Dizem que por causa dele Deadpool foi um filme de sucesso. O novo filme do Wolverine também vai poder mostrar sangue, por isso vai ser ótimo – pelo menos é o que eu ouvi falar. Imagine só o que seria de Kill Bill sem todo aquele sangue?

Mas não é só para o Tarantino que o sangue faz falta. Os bancos de sangue estão sempre precisando de doação o ano todo. Principalmente durante as férias de verão, quando os estoques caem bastante - cerca de 30% - e pela falta do precioso sangue muitas vidas deixam de ser salvas.

Não estou falando de vampiros não... É gente comum, gente que eu nem conheço, mas teria muito prazer em conhecer. Uma delas pode até ser heroína ou herói! Quem sabe?

E tudo que precisamos para salvar o máximo desses cidadãos comuns - aqui no Brasil - é que 3% dos brasileiros se tornem doadores de sangue - segundo o Ministério da Saúde. Não é tipo lá na série da Netflix não, cheio de méritos e de não me toques.

Só precisamos que esses três porcento se voluntários passe por meia dúzia de requisitos bem simples e aguente 10 minutinhos com uma agulha na veia. Vale até gritar “cacete de agulha” sem manchar a identidade secreta!

Alguns heróis do Bando de Ruma – a comunidade do Iradex – já estão encorpando esse grupo dos doadores:

Doação de Sangue - Bando de Ruma

Nossos doadores são - da esquerda para a direita - Roberto Rudiney, quem teve a iniciativa, Miguel “O Legalzão” Arcanjo, Gustavo Henrique e Gabriel Pinheiro.

Do outro lado do vidro estão JP Martins, Kariny Filgueira, Kaio Castro e Pedro PJ Brandão. Esses últimos não passaram na triagem para doação, mas estavam lá a disposição para compartilhar apoio moral e um ombro amigo, caso algum doador ficasse meio anuviado.

Pensando bem, o Ministério da Saúde estava errado... não precisamos só de 3% de brasileiros doando sangue. A gente precisa que os outros 97% também tenham essa disposição para abraçar a seriedade do problema, ajudando a trazer ainda mais doadores para o lado de cá. Essa é uma causa para 100%.

Respondendo ao Batman daquele filme PG-13... nem todo herói sangra.


Para saber mais sobre os requisitos da doação de sangue acesse este link ou procure o Hemocentro mais próximo de você.

Fontes: http://www.brasil.gov.br/eu-vou/ministerio-da-saude-alerta-que-apenas-1-9-da-populacao-e-doadora-de-sangue

http://www.blog.saude.gov.br/servicos/31680-durante-o-periodo-de-festas-e-ferias-estoques-de-sangue-reduzem-30.html

Texto especialmente escrito por Gabriel Pinheiro.